Se você já assistiu a série Billions, você sabe que Axelrod lida sempre com riscos de investimentos.
Diante disso e da investigação iniciada por Chuck Rhoades, Axe contrata Ari Spyros para ser o “Head of Compliance” da empresa.
Mas o que exatamente é esse tal de compliance e o que Spyros faz?
Bom, compliance vem do verbo inglês to comply e significa estar em conformidade, em acordo com.
Uma das palavras que Spyros usa ao falar de seu cargo é integridade, ou seja, compliance requer cumprir a legislação a que a empresa deve ser submetida e utilizar os princípios éticos.
A função do compliance é monitorar e garantir que todas as pessoas de determinada empresa trabalhem de acordo com o código de conduta e as leis. Inclusive, podemos ver em um episódio que Bill Stern tem sua ação cancelada por duas vezes por não estar em conformidade com as normas de conduta.
A ideia é prevenir e reduzir os riscos da empresa, alinhando seus objetivos com o código de conduta.
Todas as ações que estiverem em desconformidade com os preceitos da empresa devem ser monitoradas pelo setor de compliance e revistas ou eliminadas.
Portanto, a contratação de Spyros ocorreu para eliminar quaisquer ações que possam trazer problemas judiciais futuros para a empresa.
É essencial que toda empresa conte com um setor de compliance, para analisar os riscos e eliminá-los, garantindo que a gestão de cada firma obedeçam as normas de conduta, as leis e honrem o compromisso com a ética, a transparência e claro, a verdade.
Be yourself; Everyone else is already taken.
— Oscar Wilde.